Por Ana Clara Pires
Foto: Omar Lopez/ Unsplash
O nome Theo desbancou Gael, líder nos últimos dois anos, e se tornou o nome mais registrado em Salvador em 2024. Este é o quinto ano consecutivo em que um nome masculino liderou o ranking soteropolitano, a última vez foi em 2020 com Maria Eduarda.
O levantamento faz parte da base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país, e que reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o Brasil.
Entre os meninos, Theo é o primeiro (303 registros), seguido por Ravi (296 registros) e Gael (286 registros). Depois de Helena (245 registros), estão na lista de preferência entre os recém-nascidos do sexo feminino, Laura (233 registros) e Maitê (217 registros).
Já entre as meninas, Helena lidera com 245 registros, seguido por Laura com 233 registros e Maite com 217 registros.
"Os nomes escolhidos pelos pais refletem as mudanças culturais e os valores da sociedade ao longo do tempo. Além de registrar esses momentos, os cartórios têm um papel fundamental na preservação da história das famílias e na garantia da segurança jurídica. Cada registro é um acontecimento na vida das pessoas e uma peça valiosa no mosaico da identidade cultural baiana e brasileira" afirma Daniel Sampaio, presidente da Associação dos Notários e Registradores da Bahia.
Confira o ranking completo:
- THEO - 303 registros
- RAVI - 296 registros
- GAEL - 286 registros
- HEITOR - 279 registros
- MIGUEL - 264 registros
- NOAH - 248 registros
- HELENA - 245 registros
- BERNARDO - 233 registros
- LAURA - 233 registros
- ARTHUR - 232 registros