Presidente da OAB nacional evita falar sobre “inquéritos intermináveis” de Moraes: “Nossa posição está posta”

Por Aline Gama / Eduarda Pinto


Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

Presente no evento de posse de Daniela Borges e Hermes Hilarião à frente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA), na sexta-feira (21), o presidente nacional da Ordem, Alberto Simonetti, evitou falar sobre os “inquéritos intermináveis” de Alexandre de Moraes, na posição de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
“OAB já fez as críticas que precisavam ser feitas de forma nacional, de forma frontal e a OAB não comenta casos concretos, a OAB protagoniza causas, portanto, a nossa posição está posta em relação a isso e ela é conhecida”, resume.
A OAB publicou, em agosto de 2024, um manifesto com relação à atuação de Moraes frente a inquéritos onde ele seria vítima e juiz. “Conselho Federal, a Diretoria Nacional e o Colégio de Presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) consideram necessário esclarecer, com urgência, se houve ou não a atuação de servidores ou de gabinetes do STF para produzir provas ilegais para sustentar decisões judiciais desfavoráveis a pessoas específicas”, disse a nota em questão, direcionada ao STF e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A Ordem solicitou ainda acesso aos inquéritos na tentativa de avaliar a conduta do Ministro. As “provas ilegais” citadas pela OAB na nota não foram esclarecidas, até o momento.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: