Por Ronne Oliveira

Foto: Reprodução / UFBA
Agentes e profissionais da Segurança Pública da Bahia têm até o domingo (30) para se inscrever em dois cursos de pós-graduação gratuitos com 202 vagas. As formações são resultados de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
As inscrições devem ser realizadas em formulário no site da universidade, o objetivo seria qualificar os profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública, oferecendo conhecimentos atualizados e ferramentas práticas para melhorar o atendimento à população.
Um dos cursos é a especialização em 'Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas' com três módulos, destinada a policiais, peritos, bombeiros militares e guardas municipais. O foco é capacitar esses profissionais para lidar com grupos em situação de vulnerabilidade.
Parte das aulas ocorrerão semanalmente, de forma síncrona (ao vivo), às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h30. As turmas serão definidas por sorteio, e os alunos deverão assistir às aulas em suas respectivas turmas.
As demais aulas serão ministradas de forma assíncrona, em ambiente virtual próprio, em aulas expositivas, dialogadas, exercícios, estudos de casos, pesquisas, oficinas, atividades individuais ou em grupo e estudos dirigidos. Tutores estarão disponíveis para interação com os alunos nos conteúdos assíncronos, através da plataforma Moodle da UFBA.
A UFBA informou em um edital, que a especialização em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas visa capacitar 202 profissionais da área para todos o país em diferentes instâncias. O objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas ao enfrentamento do uso e tráfico de drogas, com uma abordagem interdisciplinar e baseada em evidências.