
Foto: Fernanda Gomes / Divulgação | Reprodução
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou os projetos de resolução que preveem a entrega dos Títulos de Cidadãs Soteropolitanas para a cantora Fafá de Belém e a atriz Zezé Motta. As homenagens foram publicadas no Diário Oficial do Legislativo (DOL) desta quinta-feira (24) após as propostas serem votadas na terça (22).
A entrega dos títulos à Fafá de Belém foi proposta pelo vereador Felipe Santana (PSD). Na justificativa, o edil argumentou que a cantora possui uma “forte ligação com Salvador”. Vale lembrar que ela iniciou sua carreira na capital baiana, na década de 70.
“Por sua contribuição à cultura brasileira e pela ligação especial com Salvador, é justa a concessão do Título de Cidadã Soteropolitana a Fafá de Belém, reconhecendo-a como uma personalidade que, embora nascida em outra região do país, escolheu esta cidade como palco de momentos marcantes de sua carreira e vida pessoal”, escreveu Santana no Projeto de Resolução.
No caso de Zezé Motta, a autoria da homenagem é da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). No texto, a comunista e exaltou a cantora como uma das figuras mais importantes da cultura brasileira, “transitando com maestria entre a atuação, a música e o ativismo social”.
No dia 20 de novembro do ano passado, Zezé foi homenageada na 21ª Caminhada da Liberdade, quando o Dia da Consciência Negra foi comemorado como feriado pela primeira vez em Salvador e em todas as regiões do país.